Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Alunos com férias a mais...

Quando se é criança e as férias escolares avizinham-se tudo fica alegre e contente, menos os pais! Quando se deixa de ser estudante percebe-se que os períodos de férias em Portugal no ensino são demasiados e bem prolongados. Existe necessidade para tantos dias de pausa, para mais quando de ano para ano parece que o descanso, pelo menos de Verão, vai aumentando?!

Uma reportagem do Diário de Notícias mostra que o nosso país tem das maiores temporadas de férias escolares da Europa. No total são treze semanas de pausa, sendo que umas nove ou dez são ao longo do Verão onde dos anos 90, altura em que entrei na escola, até ao dias que correm, esse mesmo período tem vindo a ser alargado para Junho. Os nossos estudantes precisam assim de tanto tempo de pausa ao longo do seu percurso escolar? São duas semanas no Natal, duas semanas na Páscoa, uns dias ou uma semana no Carnaval, e quase duas mãos cheias em plena época quente! Isto é demais e além de não fazer sentido ainda consegue deixar encarregados de educação de cabelos em pé por não terem por vezes onde deixar os mais novos ao longo destas temporadas em que são obrigados a verem os seus filhos são aulas. 

Mais de três meses de férias escolares é a normalidade em Portugal que se continua a queixar do ensino! A falta de tempo para leccionar todos os conteúdos e onde existem tantas falhas dentro e fora das salas de aula que por vezes poderiam ser colmatadas também com mais um tempo para os professores poderem com calma passar toda a matéria e não existir a necessidade de andarem em patins para que tudo esteja feito até aos últimos dias do ano lectivo é um dos pontos a desfavor destes tão prolongados períodos!

Os mais críticos em relação à diminuição dos períodos de pausa escolar podem dizer que as crianças também têm de brincar e ter os seus tempos livres, mas prefiro ver que uma criança tem o seu período de aulas com menos horas diárias, existindo para isso os ateliers de tempos livres, e que tenham mais dias de escola ao longo do ano. 

Educação é daqueles temas que tem sempre pontos a favor e a desfavor sobre o assunto que tiver a ser debatido e os longos períodos de férias não é excepção, tal como a política dos apoios aos colégios privados, os contratos dos professores, ...

2 Comentários

  • Não seria talvez preferível prolongar as temporadas escolares e diminuir as horas diárias em que os miúdos estão na escola? Mas lá está, é necessário também criar uma boa ajuda para o horário após as aulas funcionar consoante os horários dos pais também.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.