Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

banner-livros-de-terror-billboard

Benefícios do café para a saúde

24
Fev19

café.jpg

Os seguidores que por aqui andam há mais tempo já sabem e quem não sabe fica a saber... Sou um pouco viciado em café. O da manhã é uma obrigatoriedade, após o almoço um hábito, o lanche um outro costume e após o jantar e para fechar o dia tem de surgir o café da noite. Ao todo pelo menos tomo quatro cafés por dia, quando não são mesmo cinco ou seis, dependendo dos tempos vagos que vão surgindo. Agora e graças à médica cardiologista Ana Luiza Lima, em declarações à publicação Tua Saúde, o que entendo como um vício até parece ter alguns benefícios. 

Ao que parece o consumo de café tem os seus benefícios para a saúde, o que deve alegrar muitos dos amantes de cafeína como eu. Então vamos lá ficar a saber que o café, consumido de forma moderada entre 200 a 600ml por dia, o que equivale a de uma a quatro chávenas, o que está dentro do que consumo, ajuda a combater o cansaço. A cafeína tem a capacidade de aumentar o poder de concentração e de alerta, ajudando assim ao desempenho de várias tarefas como a diminuição da sonolência, o aumento do tempo de retenção visual e de vigilância auditiva. 

Para além disto, o consumo adequado de café também ajuda a prevenir a dor de cabeça, tema de que já tinha falado antes. Geralmente quem está habituado a consumir em determinados horários e após as refeições o seu café e o deixa de fazer sente como que uma falha, que poderia ser definida como ressaca de cafeína. O café ao relaxar os vasos sanguíneos do cérebro ajuda a combater assim qualquer falha e dor que possa a ser sentida, sendo mesmo um ingrediente presente em vários medicamentos analgésicos no combate à dor. 

Outro dos benefícios do consumo de café está na prevenção da depressão, visto o café interferir e neste caso posso dizer que o sinto, no humor diário como uma ajuda a uma melhor disposição por ser um estimulo ao sistema nervoso central. 

A prevenção ao cancro também é um dos fatores positivos do consumo deste produto. Existem estudos de vários laboratórios que demonstram que o café ajuda a prevenir alguns tipos de cancro como o de pele, fígado, reto, ovários e mama, mas não só. Estes benefícios só são possíveis graças aos compostos antioxidantes que compõem a bebida que acaba por ser energética. 

No final e que não me é tão favorável, o café ajuda ao emagrecimento. Ao que parece o metabolismo é estimulado pela cafeína que faz com que o organismo gaste uma maior quantidade de calorias e queime assim mais gordura. A mim este parece ser o benefício que menos me atrai nesta lista de consumo de café, mas não se pode ter tudo não é?

Uma coisa é certa, com estes dados lançados e reforçados pela doutora Ana Luiza Lima, a minha ideia de que tinha de diminuir o consumo de café ou mesmo tentar anular o mesmo fica fora de questão, visto andar entre as três e quatro chávenas diárias em dias tipicamente normais, o da manhã então é mesmo certo devido a prevenir uma possível dor de cabeça passadas umas horas após o acordar e não ter o café após o pequeno-almoço.

Espero que estas boas notícias tenham sido boas a quem adora café como aqui o moço. 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.