Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

31
Mai17

Boneca de Luxo [Truman Capote]

| O Informador

boneca de luxo.jpg

Autor: Truman Capote

Editora: Dom Quixote

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Junho de 2009

Páginas: 120

ISBN: 978-972-20-3132-5

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Holly Golighly é mais do que uma boneca de luxo. Deslumbrante, espirituosa e ternamente vulnerável, inquietando as vidas dos que com ela se cruzam, é retratada por Truman Capote em Breakfast at Tiffany’s (Boneca de Luxo), um romance tocante e singelo sobre a amizade, que constitui uma autêntica história de sedução. 

Verdadeiro clássico da literatura americana contemporânea, nele se inspirou Blake Edwards para o filme homónimo protagonizado por Audrey Hepburn.

 

Opinião: Boneca de Luxo é um dos clássicos mundiais da autoria de Truman Capote que através da facilidade que conta a história conquista o leitor que se vê confrontado com a vida de Holly logo a partir das primeiras páginas, sem querer parar de saber o que terá acontecido a esta jovem mulher que vê desfilar todas as oportunidades para ficar bem na vida, mas é como acompanhante que consegue viver. 

Através de um narrador que vive no mesmo edifício de Holly e que a mesma batiza por Fred, o nome do seu irmão, vamos conhecendo o dia-a-dia desta jovem solitária, de horários trocados, dona de um certo mistério e detentora de uma sensualidade única. O que fará Holly para ter hábitos de vida diferentes dos restantes residentes do prédio onde habita em Nova Iorque? Aos poucos o leitor é convidado a conhecer os encontros ocasionais de Holly com o seu vizinho Fred que vai ganhando espaço e lugar na vida desta figura noturna que parece ter na solidão uma arma forte contra os que a rodeiam. 

Escrito nos finais de 1950, Boneca de Luxo retrata de forma perspicaz o sonho de jovens de todos os tempos em alcançar a fama e o êxito, mesmo que se comentam erros e se caia em perigosas mentiras que mudam uma vida. Incentivada por um agente de Hollywood para brilhar como atriz, Holly parte de um meio pequeno para a grande cidade com a finalidade de encontrar oportunidades para que aos poucos o seu nome se torne conhecido, só que o interesse pela vida e dinheiro fáceis tornam-se bem mais atraentes, o que aliado à sua beleza e juventude atrai os homens poderosos e influentes, só que nem tudo corre da maneira que a jovem deseja. 

Criando laços com os seus amigos do sexo masculino e sem deixar que o amor apareça na sua vida, Holly usa o seu poder de sedução para atrair mas Capote vai mostrando que poucos os conquistados conseguem chegar onde querem com esta acompanhante de luxo. Recorrendo a um bom jogo de cintura para deixar o sexo masculino rendido, sem o proveito final e com gastos extra que não pagam as ideias da jovem para não vender o seu corpo, Holly não se prostitui por nada mas isso não é percetível de forma tão fácil ao longo de parte da leitura. 

Ao longo de toda a narrativa e para além da vida mundana, Holly tem visitas semanais a uma prisão e por muito que não se dê atenção a este facto, é aqui que está parte do desvendar desta história que cativa através da sensibilidade narrativa possível pela forma como a amizade entre Fred e a vizinha vai sendo desenvolvida. Contando o presente e descobrindo um passado com um casamento falhado, esta é uma história tão simples mas criada e desenvolvida com o recurso fantástico de ter várias fases e reviravoltas ao longo do tempo que tudo flui com uma naturalidade e envolvimento incríveis. 

Sinceramente acreditava que mesmo sendo um livro com um número de páginas reduzido que iria ter para leitura uma intrínseca e pesada história que não me iria dizer muito, mas não. Truman Capote escreve com uma perfeição e sensibilidade perfeitas para tocar o leitor com a finalidade de o acolher junto dos seus excelentemente desenvolvidos personagens que são tão humanos que parecem que convivem lado a lado com o leitor que se concentra neste livro por umas horas de forma tão sincera como o autor o parece ter escrito. 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Comentários recentes

  • O Informador

    Enquanto caminho é que não dá. Não vá tropeçar em ...

  • Anónimo

    Boa noite."Hábitos de Leitura: Portugal na cauda d...

  • marta-omeucanto

    Eu leio onde calhar, seja em casa, na rua, ou em s...

  • O Informador

    Principalmente quando minutos antes estivemos disp...

  • O Informador

    Acordar um pouco mais cedo, uns minutos apenas, e ...

Mensagens

Pesquisar

Posts destacados