Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Brincadeiras idiotas em torno de Maddie McCann

maddie mccann.jpg

O lançamento do documentário da Netflix, O Desaparecimento de Madeleine McCann, voltou a colocar o caso entre as luzes da ribalta. Anos após o desaparecimento da menor, um dos casos mais populares da investigação portuguesa e internacional volta a ser lembrado e as teorias lançadas nesta produção Netflix são mais que muitas. Se uns acreditam que os pais são totalmente inocentes, existem os que afirmam o contrário ao verem depoimentos, provas e contraprovas mostrados neste polémico documentário que acaba por não ter um fecho por toda a situação ainda não estar finalizada. Afinal, o que aconteceu a Maddie McCann? As dúvidas continuam e as suposições são mais que muitas!

Com o regresso do caso à comunicação social, eis que também surgiu espaço para diversos comentários menos próprios serem publicados pelas redes sociais, tal como imagens de mau gosto, roçando mesmo o bizarro. É o caso da imagem que começou a circular de uma montagem numa caixa de uma pop figure onde a imagem de Maddie parece servir como mais um boneco que se encontra disponibilizado para a venda, como se fosse uma personagem de uma grande história do cinema, televisão ou da cultura pop em geral. 

Claro que o casal McCann, Kate e Gerry, não gostou de ver esta imagem a circular, como seria de esperar, considerando que os seus criadores não passam de «idiotas» por considerarem esta partilha «incrivelmente ofensiva». Na verdade esta situação é deveras ofensiva, como referem os McCann. Primeiro, o caso não está fechado, não se sabendo realmente o que aconteceu, somente que uma criança desapareceu e o seu rasto não foi encontrado. Depois, brincar e gozar mesmo com a morte ou desaparecimento de alguém é pedir para ser julgado por toda uma sociedade que não deve aplaudir este tipo de paródia negra sem qualquer tipo de graça. Se o filho do autor desta imagem desaparecesse iriam gostar que fizessem imagens a brincar e parodiar toda a situação, sem se respeitar a dor, sejam estes pais culpados ou inocentes, existe sempre a dor a respeitar, tal como o outro lado familiar que de certo não tem culpa alguma de toda esta situação.

A sociedade nos dias que correm não se respeita, não existindo o mínimo de consideração pelo próximo e imagens deste tipo são cada vez mais uma constante com o recurso a situações de mau gosto como forma de fazer piadas. Criaturas incongruentes que elaboram este género de imagens, comentários e afins, pensem, cresçam e reflitam muito bem antes de exporem estas situações nestes termos que de graça nada têm. Hoje brincam com o mal dos outros, amanhã esse mesmo mal pode virar-se contra quem se acha capaz de enfrentar todo o tipo de problemas. 

Uma brincadeira de bastante mal gosto, esta é a verdade!

 

Contos Policiais - www.wook.pt

7 Comentários

  • Não vi o documentário mas já ouvi os dois lados da questão sobre a opinião de quem viu. Os pais foram neglicentes em terem deixado três crianças menores e bem pequenas sozinhas em casa, mesmo que estivessem a dormir, para mais sobre o efeito de medicamentos para terem um sono descansado. Ninguém me consegue convencer que os vinte minutos que disseram em que um adulto ia ao quarto vigiar os menores é real, e mesmo que fosse, vinte minutos dão para fazer muita coisa. Eu acredito que os pais estejam envolvidos neste caso para além da neglicência que praticaram e que essa sim é provada e afirmada pelos próprios, só não entendo como é que não foram presos logo por isso. Ninguém deixa uma criança sozinha em casa com todos os perigos que isso implica. Uma coisa era se estivesse na varanda de casa com tudo fechado e de porta aberta para ouvirem qualquer som, mas eles nem estavam a ver as portas de casa e com a idade em que a criança desapareceu a mesma até se podia magoar se acordasse e ficasse em pânico por não ver os pais, podendo aleijar-se. Os pais são logo ai culpados, sendo que a ideia que tenho é a de que os próprios pais causaram o desaparecimento devido a morte da menor.
  • Perfil Facebook

    Cláudia C Silva

    13.04.19

    Concordo com tudo o que dizes! Acho que foi muita negligência mesmo, por tudo o que dizes, mas não foram presos porque acho que isso não está classificado diretamente como crime. Depois como o primeiro impacto foi de desaparecimento, acabou por se entrar ali numa zona meio cinzenta e no meio de todo o alarido isso não era a prioridade de momento... Tanto que a questão da negligência só se colocou dias depois de ter tudo acalmado. Acho que também devido a eles não serem portugueses, mas estarem em território Pt, mas não haver uma lei específica que diz ser crime deixar crianças sozinhas, enfim zona demasiado cinzenta para os prenderem assim do nada.
    Acredito também que eles alguma culpa no cartório deverão ter tido, porém, não acredito que tenham diretamente, quer por acidente ou não, morto a menina. Acho que se o tivessem feito, teriam todo o interesse em deixar o assunto morrer, e não deixaram. Se puderes vê o documentário, não quero ser spoiler. Mas não é assim tão linear como parece.
    O que é infeliz no meio disto tudo é que uma criança, ou morreu, ou ficou com o seu futuro arruinado entregue a uma rede de tráfico sexual... :(
  • Se a menina não foi raptada qual o fim que lhe pode ter acontecido?
  • Perfil Facebook

    Cláudia C Silva

    13.04.19

    Morta, mas lá está, pelos pais, não acredito!
    Acho que foi raptada e das duas uma: ou para uma rede de tráfico sexual, ou para pedir um resgate mas algo correu mal entretanto (pode ter morrido acidentalmente).
  • Eu sou mais apologista da morte por negligência por parte dos pais.
  • Perfil Facebook

    Cláudia C Silva

    15.04.19

    Mas se assim fosse, acho que eles teriam deixado o assunto morrer. Para quê investir tanto dinheiro, recurso e até mesmo sacrificar a privacidade deles e dois outros dois filhos, em busca de algo que sabiam ser infrutífero?
    Ela pode ter desaparecido por negligência, sim, mas morta pelos pais não acredito...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.