Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Crédito ou Débito?!

multibanco.jpg

Nos últimos dias ao fazer compras deparei-me com uma novidade no terminal de pagamento! Se anteriormente quando colocávamos o cartão só nos era pedido o OK e o PIN seguido de novo OK, agora o sistema foi alterado e o débito directo não é certo se existir um descuido da parte do consumidor!

Em vários locais os pagamentos por multibanco contam com uma nova opção que é exigida antes da confirmação do valor e do código do cartão. Agora o cliente tem de seleccionar se quer pagar as suas compras por cartão de débito ou crédito. 

Existe agora necessidade de estar mais atento porque um simples descuido poderá significar um gasto extra ao final do mês! Para mais quando a predefinição de pagamento que aparece nas máquinas é a de crédito e não a de débito. 

Pessoalmente revelo que ninguém me informou no ato de qualquer pagamento sobre esta nova regra do multibanco, podendo ter sido apanhado num momento de maior distracção e clicando acidentalmente logo no OK, dando ordem para o crédito sem intenção. 

A todos os consumidores deixo o alerta sobre esta nova regra europeia que está a ser colocada em prática de forma gradual por todo o país!

3 Comentários

  • Os meus cartões são somente de débito e no entanto a questão agora é colocada nos terminais de multibanco, o que antes não acontecia!
  • Imagem de perfil

    O Mundo da Marta

    22.06.16

    exacto e nesse caso se escolher a via de crédito o comerciante paga 3x mais pela transacção. por isso é uma coisa que os afecta mais a eles até pk a via acordo de crédito é a pre definida.
    para quem tem cartoes duais isso sim pode implicar recorrer ao nao ao plafon e mais custos para o cliente.
    para quem utiliza cartões de débito a unica diferença é o canal de comunicação utilizado para comunicaçao da transacção e que sim pode incorrer mais custos mas para o comerciante.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.