Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

10 Comentários

  • Imagem de perfil

    Sara

    26.09.16

    Porque os livros têm de ser doados ou comprados e as bibliotecas não nadam em dinheiro...De resto a falta de novidades não é desculpa para nada: as bibliotecas em geral têm prateleiras cheias de livros à disposição de todos - só não lê quem não quer. Queres Rodrigues dos Santos pronto a ser requisitado de borla no dia a seguir ao lançamento? lol...O cérebro humano não explode por ler uma coisa publicado às dez anos, nem no outro século...Muito pelo contrário.
  • Sabes bem que os leitores que não estão sempre com um livro por perto optam sempre pelas novidades. Os leitores que lêem de tudo um pouco optam na maioria dos casos por clássicos e obras mais antigas e com qualidade, mas quem lê esporadicamente é mais fácil pegar numa novidade que num livro já lançado há anos e é com esses leitores que as bibliotecas também têm de se preocupar, porque os assíduos lêem porque querem e o que querem. Percebes o meu ponto de vista para com as novidades literárias nas bibliotecas?
  • Imagem de perfil

    Sara

    29.09.16

    É verdade, mas esses leitores quando querem uma novidade vão simplesmente e compram. É por isso que os livros baixarem ou subirem de preço só afecta quem é leitor regular - e não quem compra só nas férias ou para oferecer no Natal. Não é por acaso que as praias estão cheias de pessoas a ler coisas muito recentes. As bibliotecas não são livrarias nem têm a obrigação de ser...De resto os livros serem caros ou as novidades não serem acessíveis são desculpas - as pessoas não lêem porque não têm interesse.
  • Pensa que existem pessoas que gostam de ler e que não têm possibilidades de compra...
  • Imagem de perfil

    Sara

    30.09.16

    Então mas não é para isso que existem bibliotecas? Não se paga nada (a não ser os impostos que fazem com que elas existem óbvio), podes pedir emprestado, podes trocar os que já leste por novos pagando apenas os portes...Tenho pilhas de livros de trouxe a 1 euro da FL, onde encontras muita coisa abaixo dos 10 e mesmo em outras feiras por aí. Se são as últimas novidades? Raramente. Se gostava de comprar algumas dessas? Sim. Mas quando tens poucos recursos amanhas-te com o que há. Salvo situações excepcionais, isso não serve de desculpa para não se ler.
  • Não serve de desculpas para não se ler, mas quem vê um livro novo a ser anunciado em televisão, revistas e afim, o quer ler e não o pode adquirir... Não lê então! Depois ao não ser leitor regular não pega noutro, percebes? Não se adquirem assim hábitos de leitura! Estou no Alentejo e os livros que aqui vejo como novidade já contam com dois anos. Será normal? Nada!
  • Imagem de perfil

    Sara

    30.09.16

    Isso não é um problema das bibliotecas nem dos preços - é da mentalidade das pessoas. Quem gosta realmente de livros e de ler arranjam-se de algum modo. Eu também posso querer o último histórico da moda, mas se não tenho dinheiro tomo outras opções. Se dás pouco valor aos livros é normal que isso aconteça, de resto quem só lê quando saem novidades não tem normalmente problemas em compra-las como se pode ver em lugares públicos. Dois anos é muito? Se a pessoa ainda não leu qual é o problema? Um livro com dez anos então é paleolítico...Tantos mimimis.
  • «Quem gosta realmente de livros e de ler arranjam-se de algum modo»

    O problema não é quem gosta realmente de livros, o problema está em que lê esporadicamente, vê uma novidade a ser anunciada ou promovida em televisão, por exemplo, e fica com interesse, não existindo orçamento para o poder comprar, as semanas passam e aquela obra já não irá ser lida por aquele leitor que não tem interesse na literatura, mas tinha somente num ou outro livro.
  • Imagem de perfil

    Sara

    03.10.16

    E o que é que as bibliotecas têm que ver com isso? Se tens livros disponíveis e não lês o problema é teu...Parece-me que importa esclarecer algumas questões: 1) os livritos da moda não chegam aos tops por nada. Todos os anos as praias são invadidas por pessoas a ler esses livritos, logo não deve haver problemas a esse nível...Efeito carneiro xD 2) o problema de as pessoas não lerem não tem que ver com preços ou outra coisa qualquer - é um problema de mentalidade, que não vem de agora 3) não me aparece que pessoas que lêem um livro por ano tenham interesse em explorar bibliotecas, assim como não têm por coisas como a FL.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.