Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

«Deitar cedo e cedo erguer»

dormir.jpg

De pequenos ouvimos por diversas vezes que «deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer». No entanto com o tempo os horários que os nossos pais e educadores nos colocam pela frente vão sendo alterados, arrastando as horas de dormida para mais tarde. Isto acontece até ao dia em que voltamos a perceber que a necessidade de deitar mais cedo para também acordar mais cedo e bem é fundamental. 

Aos vinte aguenta-se tudo! As noitadas sucessivas, as saídas abusivas, os dias longos e que se vão multiplicando... Tudo parece acontecer para as noites de sono terem uma duração menor que o aconselhado cientificamente. Com o tempo e com os anos a começarem a pesar, os ritmos abrandam e as necessidades físicas de descanso fazem-se sentir, fazendo lembrar um pouco a força da gravidade que nos puxa e leva a um ponto de cansaço em que percebemos que aos trinta não conseguimos mais fazer o que fazíamos aos vinte. 

É triste assumir isto, mas os trinta além de trazerem consigo coisas boas como a maturidade e forma de olhar para a vida de outra forma, conseguem também acartar uma menor capacidade para aguentar os dias longos, as saídas noturnas sucessivas, os festejos e até a vontade de fugir da rotina começa a desvanecer. 

Nos dias que correm o lema na minha vida começa a ser «deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz descansar», isto porque após as oito horas de trabalho, sejam elas em que horário forem, deixam-me somente com a vontade de descansar, ficar bem esticado na cama com pouco para fazer e nada pensar. Deito mais cedo e acordo mais cedo, no entanto e ao contrário do que acontecia há uns tempos, já durmo oito ou mais horas diariamente, deixando o sono em horários diminutos para os jovens, aqueles que acham que sempre irão estar bem e que nunca irão envelhecer para acalmarem com as suas vidas de verdadeira festa. 

A vida é uma festa, sim, e sempre continuará a ser, desde que com conta e medida e neste preciso momento é assim que olho para o presente e futuro, com muita calma e a pensar no descanso e no aproveitamento de cada momento de forma especial e não como um hábito que faça parte da rotina diária, semanal ou mensal. Agora fugir do habitual é estar bem para poder desfrutar e não sair do diário de bordo como mais uma vez de tantas outras. 

 

Dormir Nu é Ecológico - www.wook.pt

17 Comentários

  • Esse horários de levantar exigem que te deites um pouco antes do que dizes. Pelas 23h00 no máximo já devias estar a dormir. Já fui assim, mas neste momento tento controlar melhor os meus horários de descanso porque aos trintas já não se consegue ter a pedalada que aos vinte. Eheheh
  • Imagem de perfil

    Sofia 13.01.2019

    Por isso mesmo! Já passei dos 30 á buérere!🤣🤣🤣
  • Tens mesmo de começar a deitar mais cedo então, mas também não exageres e não te deites pelas 20h00 como as galinhas.
  • Imagem de perfil

    Sofia 13.01.2019

    Achas? Não, consigo adormecer! Isto tem de ser gradual, já me deito á 00.00, para o.mes que vem tenho de tentar ás 23.30. O PDI é lixado.🤣
  • O meu ritual que me leva atualmente a dormir um pouco mais foi também o de ir alterando o horário de deitar como disseste, aos poucos fui puxando o momento para mais cedo e hoje parece normal, embora seja relativo porque quando entro mais tarde por vezes deito cedo na mesma mas outras vezes deixo-me ficar um pouco mais por saber que vou entrar no trabalho umas horas depois das primeiras da manhã.
  • Imagem de perfil

    Sofia 13.01.2019

    Tenho que establecer pelo menos durante a semana uma hora limite para me deitar! Aos poucos vai lá.
    Mas como tenho um trabalho stressante e vou três vezes por semana ao ginásio, depois quero estar na ronha no sofá a ver as minhas séries e depois ainda tenho que lavar a loiça e fazer o post. Acabo por ir arrastando a hora de deitar.
  • Sabes que uma das coisas que faço no blog há algum tempo para não ter de ligar o computador todos os dias é aproveitar as folgas e os dias em que estou melhor e menos cansado para escrever mais que um texto e deixar agendados. Tenho textos agendados para vários dias, embora depois vá alterando algumas datas quando surge algo que ache que deva logo ser publicado no dia seguinte. Ter sempre textos de reserva agendados e escrever mais que um quando tens mais disponibilidade ajuda-te a não teres esse momento de escrever o post todos os dias.
  • Imagem de perfil

    Sofia 13.01.2019

    Eu trabalho de segunda a sexta! Quanto muito deixo as músicas agendadas, mas o texto faço sempre na véspera.
    O teu blog é mais especifico "informas". O meu é de musica acompanhado com as minhas perípercias diárias, mas de vez em quando falo de temas polémicos e da actualidade.
  • Não informo porque falo do que penso, da atualidade, de livros, é um pouco sobre o que me apetece, mas percebi o que disseste. Tanto posso agendar como escrever agora para publicar logo amanhã de manhã ou agora mesmo. Depende do que escrevo e dos temas que me vão aparecendo pela frente.

    Já agora, alguma sugestão sobre um assunto que gostasses que escrevesse?
  • Imagem de perfil

    Sofia 13.01.2019

    Posso ter perdido, mas já falas-te da greve dos enfermeiros e sobre as consequências para a saude das pessoas? É um tema actual e bem grave...
  • Um bom tema para vir a ser comentado por aqui! Obrigado pela sugestão!
  • Imagem de perfil

    Sofia 13.01.2019

    Investiga, só até ao final do ano de 2018 foram canceladas mais de 10 mil cirurgias! É horrível...
  • Mas as greves na função pública em 2018 tomaram proporções mesmo decadentes. Acho que nem nos anos em que tivemos mesmo em crise profunda existiram tantas greves da educação à saúde e não só.
  • Imagem de perfil

    Sofia 13.01.2019

    Revoltante é mesmo a palavra! Não, podem ter tudo ao mesmo tempo. Não, duvides.
  • É que já nem a comunicação social deu tanto ênfase a tanta greve que aconteceu praticamente dia sim, dia não. O exagero cansa e acaba por ter o efeito contrário do desejado pelos grevistas e quem está por detrás de tanta pausa em forma de protesto.
  • Imagem de perfil

    Sofia 13.01.2019

    No mês de Dezembro houve uma greve em cada dia. Englobando vários sectores.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.