Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Egas e Becas assumem homossexualidade

egas e becas.jpg

Passamos décadas na incógnita e eu ia jurar que na fase em que via a Rua Sésamo que olhava para a relação do Egas e do Becas e achava que eram irmãos. Depois percebi que não era bem assim, existindo uma amizade entre as duas personagens, mas uma amizade que ganha outros contornos conforme as crianças vão crescendo e tomando contacto com outros conhecimentos sobre relações humanas. Agora, o criador da famosa série, Mark Saltzaman, falou sobre a especulação que sempre existiu entre a relação das personagens e admitiu que criou o Egas e o Becas com uma relação amorosa, formando um casal homossexual. 

Foi em entrevista à Queerty que o guionista e criador da série falou sobre a relação das duas personagens, comparando-a com a que manteve com o seu falecido companheiro, o editor Arnold Glassman, que também colaborou na série Rua Sésamo. «Mais do que uma pessoa, referia-se a mim e ao Arnold como o Egas e o Becas», revelou Mark que se identifica com o Egas e coloca em Becas o seu antigo companheiro. 

«Sempre senti que quando estava a escrever o Egas e o Becas eles eram homossexuais. Não tinha qualquer outra forma de os contextualizar. Não acredito que saberia escreve-los de outra forma que não como um casal amoroso», acabou por contar o criador das personagens de Rua Sésamo. 

Quem não tem a mesma opinião do autor da série são os seus produtores que já publicaram pelas redes sociais um comunicado que distorce as palavras de Mark Saltzaman. Para os responsáveis máximos da série, o Egas e o Becas «foram criados para ensinar às crianças que as pessoas diferentes delas podem ser suas amigas. Como sempre dissemos, o Becas e o Egas são melhores amigos. Ainda que sejam identificados como personagens masculinas e possuam algumas características humanas, eles continuam a ser fantoches e não têm orientação sexual», partilharam.

A questão irá manter-se, sendo que o criador revela que na sua mente estas duas personagens tão conhecidas são um casal amoroso. Já para os produtores da série, tudo não passa de amizade porque Becas e Egas são somente dois fantoches sem orientação sexual. Olho para os ditos fantoches e vejo duas personagens masculinas que vivem juntos e partilham as suas vidas. Será pedir muito que a velha guarda chame os bois pelos nomes?

 

8 Comentários

  • Se a Paula acompanhou a série e se foi como eu que enquanto criança não associei, hoje olho para aquela amizade, cumplicidade, partilha de casa e por ai fora e vejo que realmente faz sentido a relação de ambos. Não sei é porque querem tentar esconder uma coisa que devia ser normal.
  • Sem imagem de perfil

    Paula Costa

    04.10.18

    Não estava à espera que compreendesse a minha indignação e continuo a achar sem sentido colocar Becas e Egas como casal amoroso ... para mim vão ser sempre 2 amigos e penso que para crianças é muito mais saudável e indicado incutir o valor da amizade... No entanto gostei que tivesse colocado o meu comentário e me tivesse respondido de maneira tão educada uma vez que temos opiniões diferentes ...
  • Todos os comentários que são feitos aqui no blog são publicados, somente se algum dia surgir alguém muito engraçado para ofender é que posso não o deixar ficar visível, no entanto até agora isso não aconteceu e espero que nunca venha a acontecer. As opiniões contrárias existem e ainda bem, sendo bom para serem debatida e comentadas.
    Porque diz que «para crianças é muito mais saudável e indicado incutir o valor da amizade», quando outras personagens na série também o fazem? Não acha importante se debater desde pequeno o preconceito?
  • Sem imagem de perfil

    Paula Costa

    06.10.18

    Não me parece que vir agora dizer que afinal Becas e Egas são namorados ajude a debater o preconceito...
    Acho despropositado depois de tantos anos e porque nada nos comportamentos deles revela qualquer tendência homossexual.Percebo que o autor o fez porque ele próprio é e porque agora é algo que é considerado normal,natural, algo que está na moda porque de repente é vê-los surgir por todos os lados...
    Já chega,deixem o Becas e o Egas em paz... A piada deles está nas palermices repetitivas do Egas , na atitude toda ajuizada do Becas ( aqueles trejeitos que ele faz com a boca quando fica desconcertado com os disparates do amigo) ... havia necessidade de meter a homossexualidade deles ao barulho?! Não.
  • Na altura em que a série foi lançada era quase de loucos se assumissem as duas personagens como um casal. Para o sucesso da série até isso não podia acontecer. Hoje as coisas não estão normalizadas mas os pensamentos e comportamentos já estão mais normalizados e aceitáveis para se poder dizer que aqueles dois amigos que sempre partilharam casa e que viviam um para o outro são um casal. Não sei qual a indignação de não querer mostrar aos mais novos um casal homossexual quando todos têm desde cedo conviver com isso.
  • Sem imagem de perfil

    Paula Costa

    08.10.18

    Isto não é mostrar ... não me diga que acha que nesta altura do campeonato as crianças, pelo menos as do mundo civilizado ( salvo seja ), já não sabem que existem muitas opções para se relacionarem e cada uma mais interessante que a outra. Somos bombardeados a toda a hora com casos e as crianças como seres extremamente atentos apercebem-se disso e vão crescer a encarar esse assunto como normal se isso é bom o tempo irá dizer, por isso é que eu achei demais irem buscar uns bonequinhos antigos que nunca tiveram nenhum comportamento de namorados e dizer " fiz-los a pensar que eles eram e agora digo que eles são"... parece-me mais um incentivo à experiência ... as crianças imitam os adultos imitam o que veem e aquilo que era chamado de orientação sexual vai passar a ser apenas mais uma opção de relacionamento amoroso ... ainda bem que eu já estou mais lá do que cá porque não me parece que este "vale tudo" nos leve a bom porto mas enfim ...
  • Não analiso as coisas dessa forma, vendo sim que na altura em que a série foi lançada não podia mostrar mais que uma amizade entre os dois bonecos porque a sociedade ainda não permitia que se falassem da homossexualidade como hoje acontece. Não podiam sequer aproximar fisicamente os bonecos que seria um escândalo na altura, o que uma série destinada às crianças não ia correr bem.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.