Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Ego a mais ou negativismo?

like.png

Circulando pelas redes sociais por vezes dou com a mente a divagar sobre a razão de algumas pessoas fazerem «gosto» nas suas próprias partilhas, sejam elas de frases rotineiras, citações ou imagens. Qual será o motivo para que a pessoa que publica algo para os outros verem faça também um «like» na sua partilha? Não será este um ato estranho? Tenho duas ideias bem opostas sobre quem tem este tipo de comportamentos!

Os «gostos» próprios poderão revelar confiança a mais ou pelo contrário algum negativismo sobre poucos visitarem o seu perfil e mostrarem agrado com a partilha. Se por um lado fazem o clique nas suas próprias publicações como forma de mostrarem realmente que adoram o que dizem e partilham, mostram também aquele pessimismo de que é necessário chamar a atenção dos outros sobre certa publicação que já está a ter algumas reações, mesmo que essas sejam do próprio publicador que gosta tanto do que diz e faz que nem consegue resistir em dar um «like» ao que acaba de partilhar pelo seu perfil. Isto é um pouco como que fazer um auto elogio, só que neste caso elogia-se o que se publica pelas redes sociais para que os outros possam também valorizar. 

O que levará uma pessoa a fazer «gosto» nas suas publicações quando é suposto partilhar algo com que se reveja ou sobre a qual tenha uma opinião? Não percebo esta forma de orgulho próprio que os gostos egocêntricos conseguem transmitir a quem os pratica mas de certo que alguma ideia deverá estar por detrás deste tipo de comportamentos, não sabendo bem qual, mas deixando antever, na minha opinião, que existe amor próprio a mais ou que a falta de confiança abunda entre muitos publicadores. De uma coisa tenho quase a certeza, os «gostos» próprios não me transmitem nada de bom!

 

3 Comentários

  • «Vou colocar um Gosto na minha própria publicação porque está mesmo boa!», se a publicam é porque gostam, mas existe quem goste de reforçar a ideia sobre o que partilha com os outros.

    Os perfis em conjunto acho que já tiveram o seu tempo, agora não encontro tanto. Tentativa de controlo sem nexo? Nem sei o que chamar a tais ideias!
  • Perfil Facebook

    Cláudia C Silva 07.08.2018

    Tanto uma coisa como outra para mim é sinónimo que algo não se passa bem dentro da cabeça dessas pessoas xD
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.