Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Judite

Judite Ana Guiomar.jpg

Rui Catalão é o criador de Judite, o espectáculo que se encontra na sala estúdio do Teatro D. Maria até 27 de Março. Com Ana Guiomar, Cláudia Gaiolas e Tiago Vieira a cena bíblica entre Judite e Holofernes é recontada segundo a visão do autor que sempre adapta cada trabalho às suas crenças. Sessão após sessão Judite de espada na mão e com o apoio da sua serva bem presente na história deixa Holofernes decapitado. A luta pelo amor com a tentativa de salvar o seu povo por parte de Judite contra a destruição e vontade de matar do general sem medo que convive diariamente com os seus soldados faz-se de forma densa para que tudo termine em desgraça onde o bem consegue sair valorizado sobre o mal. 

Confesso que esta é uma história complexa e que na sessão em que assisti onde uma turma escolar entrava directamente no que era contado em palco, com interrupções de Rui Catalão e alguns improvisos pelo meio, consegui ficar desorientado a meio do espectáculo que depois seguiu o seu rumo sem mais percalços. 

No que toca aos atores não existem palavras para elogiar, mais uma vez, o excelente trabalho desempenhado por Ana Guiomar. Esta jovem actriz é a melhor da sua geração em cima de um palco e disso não tenho dúvidas, tal como Catalão não as teve na hora de a convidar para esta personagem. Tiago Vieira no início do espectáculo parece estar abaixo da sua companheira de palco mas conforme o tempo vai passando percebe-se então onde está o verdadeiro sentido desta presença. Uma personagem em crescendo num actor que dá o tudo por tudo para demonstrar a loucura presente em palco de forma gradual. Cláudia Gaiolas tem consigo a presença mais solitária mas que com simples gestos e olhares consegue mostrar a sua atitude perante a situação que vai decorrendo à sua volta. Um bom elenco num espectáculo que a meu ver peca pela presença de jovens que acabam por destabilizar a concentração do público que consegue perder o fio condutor por surgirem risos e ruídos de conversas em baixo som,...

No geral e para quem segue as histórias bíblicas acredito que está aqui uma boa recriação da luta pela verdade entre Judite e Holofernes, o bem e o mal!

Ana Guiomar - Judite.png

Judite degola Holofernes.

O Velho Testamento está repleto de histórias surpreendentes, em que os mais fracos descobrem forças para vencer os poderosos. Mas poucas histórias são tão bizarras como a de Judite, uma mulher que entra no acampamento de um poderoso exército para degolar o seu general, Holofernes, e assim poupar o seu povo da destruição que o ameaçava. Na versão de Rui Catalão, a história concentra-se na estratégia de sedução armada por Judite para derrubar o inimigo.

Rui Catalão convida jovens e escolas a participar no projeto Judite

O texto de Judite foi adaptado a pensar em dois elencos distintos: um trio de atores profissionais, e um coro que irá constituir o "Exército de Crianças” de Holofernes — o general que será degolado por Judite. Este é um convite aos jovens para virem ao D. Maria II. Todos os dias haverá um grupo diferente a visitar o Teatro, a participar nos ensaios juntamente com o elenco profissional, podendo depois assistir e intervir na peça. 

FICHA ARTÍSTICA

de Rui Catalão

com Ana Guiomar, Cláudia Gaiolas, Tiago Vieira, Rui Catalão

figurinos Carlota Lagido

desenho de luz Cristóvão Cunha

direção de produção Tânia M. Guerreiro

produção [PI] Produções Independentes

coprodução TNDM II 

M/12

3 Comentários

  • Fui primeiramente porque tenho adorado o trabalho da Ana Guiomar.
  • Sem imagem de perfil

    Sugar Candy 14.03.2016

    Ultimamente não tenho acompanhado muito o trabalho dela!
    Ela está na estação televisiva da SIC e eu não tenho hábito de ver esse canal
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.