Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Matadouro

468360.png

Jornal i mostrou uma História de uma morte anunciada em fotoreportagem, revelando como um matadouro em Santarém funciona. Com cerca de 500 animais a serem abatidos diariamente, entre novilhos e borregos, existe, tal como é referindo por um trabalhador anónimo, quem não se orgulhe de trabalhar naquele local. 

Confesso que este seria um dos locais onde não conseguiria sobreviver enquanto trabalhador por muitas horas! Sangue, sons de animais a chorar, «o que mais me custa é ouvir o choro dos borregos antes de morrerem. Parecem bebés autênticos», é revelado por um funcionário anónimo da empresa. 

Comemos e ficamos deliciados com muita da carne que sai destes locais dia após dia para que nos alimentemos sem pensarmos no que os animais sofreram até há hora da morte. Sangue por todo o lado, pessoas que ficam imundas com tudo o que sai do interior dos óbitos que irão servir de alimento a muitos cidadãos que não param para pensar no que a carne que lhes vai parar ao prato passou anteriormente. 

Depois de ver e ler os curtos apontamentos de rodapé deste artigo do i confesso que ao pegar num bife penso que aquele pedaço de carne pertencia dias antes a um bovino adulto que ficou em fila de espera durante uma noite para quebrar o stress que o animal poderia sofrer com a mudança do campo para um confinado estábulo. Após isso e pela manhã a morte esperava-o para a partir daí toda a sua carne e detritos serem cortados e desmanchados para que as prateleiras de supermercados e talhos fossem recheadas com carne fresca para nos alimentar.

Uma coisa é pensar esporadicamente sobre o modo como as coisas funcionam, outra completamente diferente é ver imagens do que acontece na realidade. Um matador que é necessário para os humanos carnívoros sobreviverem!

468363.png 

13 Comentários

  • É a realidade e não é por isso que vamos agora deixar de comer carne porque como tu dizes, se fôssemos analisar tudo não comíamos nada. Mas pensar e ver imagens de como tudo acontece é bem diferente.
  • Imagem de perfil

    Sara 18.06.2015

    Sim, acho que não faz mal nenhum as pessoas terem consciência disto - a única coisa que vi matar ao vivo foram as tais galinhas (embora essa de andarem a correr de pescoço cortado seja uma novidade xD), coelhos e os bichos menores - caracóis, enguias...O cheiro num sítios desses deve ser qualquer coisa.
  • Já o vi fazerem às pobres galinhas e olha que elas aguentam minutos impensaveis!
  • Imagem de perfil

    Sara 18.06.2015

    Então é porque o corte foi mal feito...Aquilo não demora quase tempo nenhum.
  • Sempre ouvi histórias do género das galinhas que aguentam muito tempo sem cabeça! Já vi e já ouvi comentarem o tema! Não percebo a razão das pessoas o fazerem mas isso é outra questão.
  • Imagem de perfil

    Sara 18.06.2015

    Tb já ouvi falar não sei com que propósito...Das vezes que vi foi rápido: dá-se um golpe o sangue escorre (era para a cabidela) e pronto...Há pessoas que se divertem com o sofrimento.
  • Em 28 anos acho que nunca comi arroz de cabidela. Só de pensar no sangue que leva... Mas só ouço dizer que é bom!
  • Imagem de perfil

    Sara 18.06.2015

    Sangue com vinagre...O cheiro é péssimo. Imagina o sarrabulho...
  • Fiquei a pensar que até gostava de arroz de cabidela.
  • Imagem de perfil

    Sara 18.06.2015

    Quem? xD
  • Fiquei com a sensação que tu, Sara, gostas de arroz de cabidela, mas depois falaste do cheiro e tal e a dúvida apareceu!
  • Imagem de perfil

    Sara 18.06.2015

    Nunca gostei...A galinha não era morta por minha causa xD Só falei porque há formas de minorar a morte do bicho...Deixa-lo correr sem cabeça é horrendo.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.