Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

07
Jun18

Não consegui ler

| O Informador

senhor-dos-aneis.jpg

Pena talvez seja a palavra que melhor descreve o facto de ter uma das trilogias mais bem sucedidas da literatura por ler e não o conseguir fazer por sentir falta de prazer enquanto leitor. Confesso que já tentei três vezes e não consigo avançar na sua leitura, insistindo, sendo o primeiro volume desta suposta fantástica obra, analisando pela critica, a minha pedra no sapato por ter sido o livro que não consegui ler e sobre o qual continuo a ter pena. 

Falo de O Senhor dos Anéis, a trilogia de J. R. R. Tolkien, que fez sucesso mundial, transformado em grandes películas cinematográficas, e que fez, continuando a fazer, a delícia de leitores que gostam do mundo fantástico. Eu, que logo quando foram lançados entre nós os volumes através da Publicações Europa-América, tentei abraçar esta leitura não consegui e ainda hoje, com uns bons anos passados, contínuo a ter na memória as tentativas que já fiz para ler esta história que a maioria diz ser soberba e que não me consegue cativar ao longo dos primeiros capítulos.

Geralmente não sou de deixar leituras a meio, insistindo e já tendo tido várias surpresas que ao início não me conseguem cativar e que com o tempo a história vai alterando e consigo sair satisfeito quando arrumo as personagens nas estantes junto de tantas outras que já me passaram pelas mãos. Existem livros até que devido ao momento pessoal que possa estar a atravessar não me conseguem agradar na altura mas que uns tempos depois conquistam. Com O Senhor dos Anéis isso não acontece! Insisti já por alturas diferentes e parece que a leitura se arrasta, sendo mesmo um sacrifício literário que tento por uns dias mas que acabo por desistir por desde logo perceber que um dos volumes talvez conseguisse enfrentar para perceber a magia encontrada no Mundo criado pelo autor, mas pensar que além das primeiras centenas de páginas ainda tenho pela frente milhares de folhas para ficar a saber tudo o que aconteceu não dá mesmo.

O Senhor dos Anéis é a minha pedra teimosa que fica na memória como sendo os livros que não consegui ler e sobre os quais já fiz várias desistências. Um pensamento que acredito ficar para sempre!

 

4 comentários

  • Imagem de perfil

    O Informador

    07.06.18

    O que te levou a deixar o Harry Potter logo de início e gostar de O Senhor dos Anéis?
  • Tentei ler o Harry Potter com 11 anos e achei demasiado fantasioso e infantil e não gostei da escrita (tradução?), frases muito tipo "A Hermione mexeu numa varinha.". Já lia bastante desde criança e não consegui...
    LOTR li em inglês com 24 anos. A paciência já era outra; tinha visto os filmes há muito pouco tempo e tinha gostado. Também cresci a jogar muitos jogos de estratégia - um deles o Age of Wonders, que tinha muitas raças "fantásticas", o que pode ter ajudado a estranhar um pouco menos o tipo de mundo. Há coisas que achei chatas, arrastadas, sofridas - o Aragorn e a sua história são no fundo o que vale a pena.
  • Imagem de perfil

    O Informador

    07.06.18

    Sabes que o meu erro com O Senhor dos Anéis for ter tentado ler bem cedo, quando ainda não tinha os gostos literários bem definidos e a paciência pronta para ler histórias com centenas e centenas de páginas. O facto de ver livros tão grossos e com vários volumes talvez me tenha assustado na altura. Não voltei a tentar, confesso.

    A Guerra dos Tronos também me fiquei pelo quarto volume, tal como com o Harry Potter, comprovando uma vez mais que a minha paciência com histórias com dezenas de personagens e onde o final anda longe não me conseguem cativar.
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Sigam-me

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Comentários recentes

    • O Informador

      Enquanto caminho é que não dá. Não vá tropeçar em ...

    • Anónimo

      Boa noite."Hábitos de Leitura: Portugal na cauda d...

    • marta-omeucanto

      Eu leio onde calhar, seja em casa, na rua, ou em s...

    • O Informador

      Principalmente quando minutos antes estivemos disp...

    • O Informador

      Acordar um pouco mais cedo, uns minutos apenas, e ...

    Mensagens

    Pesquisar

    Posts destacados