Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

O Caso Renato Seabra: Por Detrás das Cortinas

30
Jun14

O Caso Renato Seabra

Marta Dhanis, a jornalista correspondente da TVI nos Estados Unidos, acompanhou todo o desenvolvimento do caso que levou o cronista social Carlos Castro à morte num hotel de Nova Iorque a 7 de Janeiro de 2011. Agora, depois da sentença do juiz e júri no tribunal ter ditado que Renato Seabra é culpado, o livro da polémica é lançado pela Chiado Editora com o título O Caso Renato Seabra: Por Detrás das Cortinas. Eu já o li e deixo aqui a opinião sobre o mesmo!

A jornalista que acompanhou o caso desde o primeiro minuto contou tudo de ponta a ponta sobre o início das férias do casal até ao dia do julgamento final, sem deixar escapar as conversas escritas que teve com Renato Seabra algum tempo depois de tudo ter terminado judicialmente. Marta revelou os pormenores confirmados por si própria sobre os dias antecedentes à morte de Castro, descreveu o local do crime, tal como o estado em que o quarto foi deixado após o momento fatídico. A autora de O Caso Renato Seabra vai mais longe e revela o passado do jovem homicida, contando o início das relações homossexuais com familiares e vizinhos, mostrando que muita coisa contada pela imprensa na altura não é a verdade sobre o caso.

As memórias, a convivência com os amigos que viram a união e cumplicidade do casal pelas últimas horas em Nova Iorque, os interveniente após o crime, o taxista que viu um jovem sem rumo a entrar no seu veículo com um destino em mente e uma ausência de planos consistentes, uns técnicos hospitalares que deram com um Renato que tinha a sua imagem nas televisões nacionais e que o reconheceram desde logo...

Tudo, mas mesmo tudo é contado por Marta Dhanis, num livro onde os olhares partilhados entre mãe e filho em tribunal não são esquecidos, onde também as declarações médicas e psicológicas reveladas acabaram por interferir na decisão final que levou Renato Seabra a ter uma pena que pode ir de 25 anos a prisão perpétua.

Um livro descritivo sobre uma situação real que todos acabamos por conhecer através da imprensa nacional e internacional, escrito de forma ágil e direta, sem artimanhas gramaticais de forma a contar diretamente a verdade tanta vez implícita por outras histórias. Família e amigos de Seabra não gostaram de ver as suas vidas expostas desta forma e ai concordo com tais opiniões, no entanto defendo que este é o livro da verdade, tal e qual como ela aconteceu e ainda está a acontecer neste exato momento.

Sinopse

O caso fez manchetes no mundo inteiro. Um corpo mutilado é encontrado no quarto de um hotel de 5 estrelas em Nova Iorque.

Uma história com os ingredientes perfeitos até para o tablóides da ‘Big Apple’: sexo, dinheiro e homossexualidade.

Os protagonistas: um modelo português e uma personalidade do mundo do espectáculo de Portugal. Mas afinal quem é quem? Qual era a verdadeira natureza da relação entre um jovem de 21 anos e um homem de 65? E o que levou ao homicídio?

A autora foi a única jornalista a acompanhar o caso de perto, desde a noite do homicídio até à sentença do arguido. O livro conta-lhe o caso passo a passo e ainda o que se passou por detrás das cortinas, incluindo conversas com o homicida. Haverá inocentes nesta história? Haverá algum culpado para além de quem foi condenado? Como será o futuro de Renato Seabra?

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.