Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

O Passageiro Misterioso | Louise Candlish

Clube do Autor

o passageiro misterioso capa.jpg

Título: O Passageiro Misterioso

Título Original: The Other Passenger

Autor: Louise Candlish

Editora: Clube do Autor

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Fevereiro de 2022

Páginas: 356

ISBN: 978-989-724-608-1

Classificação: 4 em 5

 

Sinopse: Numa manhã gelada de Dezembro, um homem apanha o barco que o leva todos os dias para o trabalho. O amigo e vizinho Kit não apareceu, mas Jamie não está muito preocupado. No entanto, ao desembarcar, é surpreendido por dois agentes de polícia que o querem interrogar sobre a última vez em que os dois estiveram juntos. Kit está desaparecido desde então.  

Ao ser interrogado, Jamie percebe que alguém o acusou de discutir com Kit na última noite em que este foi visto. E o outro passageiro acredita que Jamie cometeu um crime. Incrédulo, Jamie recorda como conheceu Kit e a sua mulher, Melia, e de que forma as suas vidas ficaram irremediavelmente ligadas.

 

Opinião: Na primeira experiência literária com a escrita de Louise Candlish, através de O Passageiro Misterioso, encontrei um romance com bons toques de suspense através de uma leitura rápida e ágil que me conseguiu cativar desde o início com a convicção de que o final me iria surpreender e não seria o que parecia estar destinado, no entanto e embora me tenha sentido em comunhão com a leitura, o final acabou por ser um pouco sem sal e deixado por parte da autora um pouco ao abandono. Numa história onde o poder do dinheiro tem todo o destaque, o modo como todos podemos ser vitimas de artimanhas perante quem arrisca tudo para se sair bem em termos monetários é um facto, sendo esta narrativa um pouco como um alerta que nem sempre se pode confiar em quem parece chegar por bem do desconhecido. 

Inicialmente conhecemos o casal Clare e Jaime. Ela uma mulher de sucesso no setor imobiliário e que herdou uma bela casa familiar onde vivem. Ele já passou por um bom emprego, mas no momento em que chega junto do leitor é um empregado de café que precisa do apoio da companheira para permanecer numa situação económica estável, o que não lhe dá qualquer satisfação. Nas viagens de barco entre casa e o trabalho Jaime conhece várias pessoas, entre elas Kit, Steve e Gretchen, com quem se habitua a parar num pub local antes de regressar ao final do dia a casa. Curiosamente também Clare conhece e trabalha com Melia, noiva de Kit, tornando-se estes dois casais, de diferentes idades e em fases da vida também dispersas, amigos. No entanto logo de início o leitor percebe que existe um certo mal estar perante a boa vida que Clare e Jaime mantém e as fracas economias, com dívidas pelo meio, de Melia e Kit. A partir daqui o mote fica lançado e o que parece uma amizade improvável acaba por se desenrolar num novelo de mentiras, traições e uso mútuo para se atingirem determinados fins. 

Será que as aproximações entre todos acontecem de forma natural ou com as intenções típicas de uma história de interesses? O que terá Melia em mente para conseguir deixar as dívidas para trás e poder ter uma vida equiparável a Clare? E Kit estará disponível para alinhar nas ideias da sua noiva, que convoca o poder da sensualidade, para enganar o próximo? 

Desaparecimentos, omissões, investigação, morte e interesses são os pontos fortes de O Passageiro Misterioso, o livro que numa fase inicial vai sendo contado ao longo da quadra natalícia e recuando ao momento em que todos se conheceram e que somente perto do fim avança no tempo para que se consiga mostrar como estão as personagens uns anos depois. Será que os objetivos de uns e outros serão cumpridos após se ter usado e prejudicado o próximo? A história é contada através do ponto de vista de Jaime e neste caso é percetível que nem sempre se pode acreditar em que nos mostra querer bem. 

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de O Passageiro Misterioso, de Louise Candlish

o passageiro misterioso.jpg

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.