Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

banner-livros-de-terror-billboard

Os exames do 4º ano

07
Mai13

Os exames do quarto ano estão aí e não critico a sua existência, o que me deixa um pouco surpreendido é com as regras que estão à sua volta fazendo parecer que as crianças vão fazer estes testes dentro de uma prisão onde só podem escrever e respirar porque o pensamento na maioria dos casos deve ficar fora da porta da sala devido a todo o stress que está a ser criado em volta destes exames. 

Não poder levar os telemóveis ainda vá lá, embora não ache assim tanta necessidade que isto aconteça, uma vez que os podiam simplesmente desligar e estava o assunto arrumado. As novas tecnologias vivem com todos nós no dia-a-dia, porque as temos que ignorar e fazer as coisas como se estivéssemos a viver há vinte anos atrás?

Depois a questão da junção das escolas de todo o agrupamento num só local... Uma coisa são os alunos do secundário que já têm capacidade para ausentarem dos seus pensamentos os momentos de pânico quando vão para os exames, agora estes pequenos alunos vão mais que nervosos e ainda por cima vão para uma escola que não conhecem. Não tornará as coisas mais complicadas? Parece-me bem que sim porque quando não se conhecem as coisas e se vai a algo para ser avaliado, ficasse com um nervoso maior do que se o local fosse o da nossa rotina escolar!

Escrever com caneta preta é outra das regras dos exames de quarto ano! Se os adultos se esquecem muitas vezes desta regra a preencher certos formulários para si próprios por obrigação, quanto mais um pequeno ser com dez anos que está habituado a ter em mãos uma caneta azul ou um lápis. Acho melhor que se comece a ensinar que a cor principal de escrita deve ser a preta e não a azul, uma vez que os exames e formulários pedem geralmente para serem preenchidos a preto.

Depois, as três semanas que parecem ser de castigo que se seguem a quem tiver má nota nos exames! Pronto, as três semanas são para se poder melhorar os conhecimentos e só serão frequentadas pelos pais que achem necessário, mas para quem só pensa nas férias é um grande castigo que lhes é colocado e ir com isso em mente quando se vai prestar provas não é assim tão bom! O bom será que vão poder repetir o exame se chumbarem no primeiro que fizerem!

Este ano estes exames de quarto ano valem 25% para a nota de final de ano, sendo que para o ano já contará com 30%. Várias pressões estarão presentes já neste relançamento dos famosos exames de quarto ano que os meus pais também fizeram, mas as regras agora são em demasia e mostram que se quer levar as crianças para as salas com o stress redobrado como acompanhante. Não havia necessidade!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.