Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Os Guardiões do Farol | Emma Stonex

TopSeller

os guardiões do farol.jpg

Título: Os Guardiões do Farol

Título Original: The Lamplighters

Autor: Emma Stonex

Editora: TopSeller

Edição: 1ª Edição

Lançamento: Setembro de 2021

Páginas: 336

ISBN: 978-989-564-739-2

Classificação: 3 em 5

 

Sinopse: Um farol abandonado.

Três homens desaparecidos.

Um mistério impossível, inspirado numa história real.

Na véspera de Ano Novo de 1972, um barco com dois tripulantes chega a Maiden Rock, um farol situado a quilómetros de distância da costa oeste da Escócia, para substituir um dos faroleiros. Porém, não se encontra ninguém no interior do farol para os receber. Os homens deparam-se com uma torre vazia e estranhos factos por explicar. A porta de entrada está trancada por dentro. Uma mesa foi posta para apenas duas pessoas. O registo meteorológico do faroleiro chefe descreve uma forte tempestade em redor da torre, apesar de o céu ter estado limpo naquela semana. E todos os relógios pararam às 8h45.

Vinte anos depois, as mulheres dos faroleiros desaparecidos recebem a visita de um escritor determinado a desvendar o mistério. Movendo-se por entre os testemunhos das três mulheres e as últimas semanas dos guardiões do farol, segredos de longa data, que apenas as ondas parecem ter testemunhado, começam a vir à superfície. Irá o mar revelar os segredos dos três desaparecidos e trazer alguma paz às suas mulheres?

 

Opinião: Inspirado no mistério real que levou ao desaparecimento dos faroleiros de Eilean Mon, nas Ilhas Flannan nas Hérbridas Exteriores em 1900, Emma Stonex alterou a localização e o tempo para Cornualha em 1972, e criou assim Os Guardiões do Farol, onde três homens desaparecem de forma duvidosa do farol onde estão confinados em trabalho, deixando as suas família em terra e neste caso, após o desaparecimento, órfãs. Com os relógios parados assim que o desaparecimento dos faroleiros é descoberto e todas as fechaduras interiores do local trancadas, o mistério está lançado e entre o presente das mulheres que são convidadas a relembrar um passado com vinte anos e os últimos dias dos homens do mar, este thriller vive de rumores e secretismo entre quem sobreviveu e quem viveu na solidão durante anos seguidos. 

Se em 1972 o leitor conhece os homens de serviço no farol, já em 1992 percebemos o lado das mulheres deixadas para trás, tudo porque um conhecido escritor tenta, nem sempre com sorte, entrevistar as esposas e namoradas para perceber a visão de cada uma sobre o que poderá ter acontecido, unindo informação transmitida pela entidade competente, ideias pessoais e o que foi comentado e como tudo foi interpretado por quem sobreviveu e teve de seguir com a sua vida. Para ajudar a criar a história, é percetível desde o início que as mulheres que viviam em torno destes desaparecidos não nutriam uma boa relação entre si e com os acontecimentos a inimizade surgiu por completo.  

Através de uma narrativa tensa e com poder de engachamento, Os Guardiões do Farol acaba por unir de forma suave o thriller aos momentos que podem conduzir o leitor para ideias sobrenaturais sem existir uma demonstração direta dos mesmos, somente dando a entender pela inconclusão de algumas cenas que os acontecimentos podem fugir do controlo e qualquer explicação válida. Os desaparecimentos, o pensamento sobre raptos, homicídios e suicídios, num verdadeiro enredo psicológico onde não falta o toque ligeiro de romance e falta de afeto de ambos os lados de cada casal pelo isolamento e posteriormente o desfalque sentido por cada mulher de forma individual. O que cada um tem a esconder do outro, quem pode ter passado a perna ao companheiro de viagem, e as mensagens no diário do farol que não coincidem com o estado do tempo que se fazia sentir. 

Uma história bem contada, de escrita eficaz e resoluta onde o mistério está acima de tudo do início ao fim!

 

Se ficaste curioso, encomenda já o teu exemplar de Os Guardiões do Farol, de Emma Stonex

os guardiões do farol capa.jpg

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.