Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

wook-natal-billboard

Questionário Íntimo

25
Fev15

José Alberto Carvalho estreia hoje, pelas 23h30, um novo programa de conversas no TVI24. A surpresa do seu convidado servirá como mote para meia hora de conversa, com trinta e cinco questões feitas no final do século XIX e respondidas de forma brilhante por Marcel Proust. A gravação automática do MEO já está agendada para que não perca esta estreia, para mais com Marcelo Rebelo de Sousa como figura central, respondendo o professor a questões que ainda não lhe foram colocadas publicamente. 

Antes não apreciava o trabalho de José Alberto Carvalho, pivô formal e centrado unicamente na notícia. Agora e também graças ao ambiente que a TVI adora mostrar dos seus bastidores e com os profissionais fora das suas zonas de trabalho habitual, vejo o jornalista com outros olhos, percebendo que por detrás de um pivô existe um ser bem inteligente, com conversas e opiniões acima de muitos outros que andam por aí, uma pessoa bem disposta e sempre pronto para proteger o próximo, aqueles que estão consigo. A imagem das notícias, quando estão sentados numa secretária a ler um teleponto, nem sempre é a melhor e neste caso os outros projetos com os quais José Alberto Carvalho tem estado envolvido pelos últimos anos dentro do canal para o qual trabalha ajudaram a mudar a visão que tinha da sua pessoa. 

Logo mais irei gravar o Questionário Íntimo para ver assim que possível!

Questionário.gif 

As famosas respostas que o escritor Marcel Proust deixou a 35 perguntas são o motivo de inspiração de José Alberto Carvalho, para este “Questionário Íntimo”.
A banalidade de algumas das questões é surpreendida pela genialidade e franqueza absoluta das respostas, que constituem o ponto de partida para este novo programa da TVI24. 

Todas as semanas, personalidades de várias áreas, com experiências de vida radicalmente diferentes, serão desafiadas a responder a algumas destas questões simples.
Nesta adaptação televisiva do famoso “Questionário Proust”, os convidados saberão previamente a maioria das perguntas, porque o objectivo é que reflitam devidamente sobre a resposta a dar.
O resultado final adivinha-se surpreendente: pelos convidados, neste contexto concreto; pela honestidade que cada um decida colocar nas suas respostas; pela réplica que o apresentador e autor da ideia, José Alberto Carvalho, invocar.
Neste “Questionário Íntimo”, o compromisso é sempre o do respeito pelas fronteiras da intimidade que cada um entender estabelecer – na intimidade da mente, do pensamento ou do sentimento.
Com este exercício de reflexão, procuramos colocar no espaço público uma dimensão de verdade, honestidade e franqueza de que o país e os portugueses carecem. Concorde-se ou não com as verdades de cada um.
E com uma única certeza: o «Questionário Íntimo» nunca será um mero questionário de banalidades.
O primeiro convidado de José Alberto Carvalho é alguém que todos julgam conhecer bem. Deixe-se surpreender com as suas respostas e a sua verdade...

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.