Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

oportunidades-970x250-billboard

S.F.F.

O «Se Faz Favor» é uma expressão que se usa muito pelo nosso país para se pedir alguma coisa aos outros. Mas existem casos em que estas mesmas três palavras são usadas sem necessidade porque a quem as comunicamos está a fazer o seu trabalho e não nos faz o que tem de fazer só porque lhe pedimos com delicadeza.

Ir a um café, por exemplo, e pedir um café «se faz favor» é algo que a maioria de nós diz, mas existe mesmo necessidade de juntarmos ao pedido a tripla de palavras? Parece-me que não, isto porque quem está ao balcão do dito café está lá para servir o que queremos porque lhe vamos pegar. Será diferente se depois lhe pedirmos um copo de água «se faz favor» porque neste caso já nos está a dar algo e não a vender. Já só o faz se o quiser e se formos delicados! Também só nos pode servir o café se quiser, mas como está a ter lucro parece-me que não se recusa a fazê-lo. 

O «se faz favor» é tão usado por todos nós e em todo o lado, sendo na maioria algo desnecessário e só o fazemos porque já é um hábito social e não porque pensamos no momento que fica bem dizer. Vou tentar lembrar-me mais vezes que quando quero algo que me está a ser fornecido por serviços que vou pagar que não tenho que dizer «se faz favor»!

Quero um café, «se faz favor»!

1 Comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.