Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

Pensamentos que podem ser de qualquer um!

Tudo volta nesta vida

11
Fev19

desentupir canos.jpg

Parece que tem data certa para acontecer, é incrível, assim como todos os meses vem a conta de luz, assim como vem a lua nova a cada quatro semanas e tão certo como chegam as outras estações do ano, os entupimentos acontecem de forma periódica em casa, como se estivessem programados. Existe coisa mais desagradável que entupimentos caseiros? Mau cheiro, dificuldade no escoamento da água e o transbordo de ralos, e quando surge tudo junto a situação não é nada agradável. Estes são só alguns dos transtornos causados pelo entupimento, que acabam por resultar na visita de uma empresa profissional para um desentupimento de esgoto.

Por que digo que tudo volta? Na verdade, quem dizia isso era a minha avó, sábia mulher. Ora, bem simples, no wc, por exemplo: o vaso sanitário e as suas respetivas canalizações não foram feitos para receber materiais/objetos/lixo. Por isso, nunca deito absorventes, preservativos, fio dental, pontas de cigarro, restos de comida nem nenhum outro material inapropriado, pois entopem mesmo a canalização e acabam por voltar atrás. A solução é ligar para uma empresa desentupidora que venha retirar aquilo que foi deitado na semana anterior ou durante o mês passado!

No lavatório, os grandes vilões são os pelos da barba e cabelos. Por isso, em casa não deixo, após desfazer a barba ou de me pentear, recolhendo tudo o que fica na superfície do lavatório para o lixo. Caso contrário, já se sabe que uns tempos depois, eles vão voltar e voltar a entupir.

Também no ralo do chuveiro, um dos principais causadores de entupimento é o cabelo, que costuma cair durante o banho. O ideal é sempre, após o banho, pegar os fios do chão e do ralo e coloca-los no lixo. Assim evitasse que eles desçam ralo abaixo com a água e acabamos por prevenir possíveis entupimentos no local, além do mau cheiro que a deterioração pode causar.

Na cozinha o perigo são os restos de comida, claro, que quando mandados ralo abaixo, podem acumular, obstruir e entupir. Geralmente sempre limpo os restos de comida que ficam na louça antes de metê-la na água. Aqui por casa, por exemplo, mantemos o ralo do lava louça com a tampa, para que os resíduos não passem para a canalização.

O óleo de cozinha é um grande inimigo das canalizações. Ao deitar o óleo pelos tubos, o mesmo acaba por se colar nas paredes dos canos, impedindo a circulação. O melhor mesmo é juntar o velho óleo numa garrava e colocá-lo no devido local de reciclagem. Mas se isto não funcionar, por via das dúvidas, sempre é bom ter à mão uma desentupidora 24 horas confiável.

Porque não somos perfeitos e podem passar coisas fora do nosso alcance. Não basta sonhar com um bom de serviço que venha desentupir com preço justo, visto que é necessário existir a noção do que é essencial fazer da nossa parte todos os dias para o bem dos canas, da nossa casa e do meio ambiente. 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.