Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O Informador

leituras-verao-billboard
19
Mai20

Valéria, dos livros para a Netflix

valéria.jpg

 

Valéria, a série espanhola produzida pela Netflix e que foi inspirada no sucesso literário Nos Sapatos de Valéria, da autoria de Elísabet Benavent, vai muito de encontro ao sucesso O Sexo e a Cidade, mostrando as aventuras do dia a dia de quatro amigas, onde Valéria acaba por ser o centro das atenções.

Valéria, uma escritora de romances em busca de inspiração e com um casamento outrora feliz mas à beira de cair numa rutura inevitável, passa por uma crise pessoal existencial, procurando novas aventuras. Tudo isto enquanto as amigas vivem as suas relações e problemas partilhando os seus momentos entre si através dos encontros que vão mantendo. Entre encontros com um homem casado, uma apaixonada por um colega de trabalho e a homossexualidade escondida, estas são as bases que ficam em destaque nas vidas de Lola, Carmen e Nerea, respetivamente. 

Debatendo os vários tipos de relacionamentos sem complexos e de forma liberal mostrando a forma com que cada destas quatro amigas se liga com as relações. Num enredo visto por completo do lado feminino e debatendo essencialmente a infidelidade, homossexualidade, liberdade sexual e as relações dentro do meio laboral, Valéria é daquelas séries bem leves, com excesso de cenas íntimas, o que era facilmente inevitável.

Leve, rápida, com oito episódios de quarenta minutos cada mas agradáveis, e com potencial para seguir para nova temporada, esta Valéria pode não corresponder integralmente à originalidade dos livros com que foi adaptada, mas quando se quer que um produto funcione por vezes as alterações são necessárias porque nem sempre a igualdade entre literatura e produções cinematográficas ou séries funciona na perfeição. Uma boa produção, com cenários muito bem conseguidos e tipicamente espanhóis e um texto que junta o romantismo à carência e vontades físicas, tendo tudo para resultar num momento em que se queira descontrair com uma série leve, divertidade e com toques de humor. 

Gostei desta primeira temporada de Valéria, mas sou suspeito, uma vez que todas as séries espanholas que tenho visto na Netflix têm feito sucesso dentro dos meus gostos. 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.